Aprendizados de um dia difícil

3(59)

Sempre que algo inesperado e chocante acontece é natural que tentemos buscar explicações, e se pudermos dar um passo adiante conseguiremos ter bons aprendizados para nossas vidas. Que aprendizados podemos tirar do fatídico jogo Brasil X Alemanha, quando por alguns minutos, a seleção brasileira, sumiu em campo. Porque isso aconteceu? Como é possível não ser capaz de fazer o que se treinou a vida inteira? O que acontece com a mente humana em um momento de pressão como esse?
Não pretendemos discutir o que houve com a seleção brasileira, mas imaginamos uma lição que podemos tirar para nós e nossos filhos já que é comum, vivenciarmos no cotidiano situações em que, a despeito de saber como algo deveria feito, ficamos paralisados.
É comum encontrarmos nessas situações um grande sentimento de desamparo já que naquele momento não se pode atingir, com os recursos que tem, o resultado que a própria pessoa e outros esperavam.
Quando cobramos de nossos filhos um desempenho específico que não dependa unicamente do comportamento dele, como por exemplo tirar notas em provas, podemos estar prejudicando o desempenho da criança. Isso porque, é comum que uma criança tenha reações emocionais e fisiológicas quando sabe que não atingirá o que se espera dela.
A alternativa é a de colocarmos o nosso foco e admiração em comportamentos relacionados ao esforço, e não notas. Quando fazemos isso, o medo de falhar deixa de ter sentido, e por isso podemos esperar até mesmo um aumento de engajamento em atividades escolares.