5 dicas para ajudar seu filho perfeccionista

Para muitos pais, as lições de casa ou estudos para provas são verdadeiras batalhas  a serem vencidas todas as noites. Para esses pais felicidade seria  ter crianças auto-motivadas, e muito preocupadas com o sucesso na escola. No entanto, este extremo oposto pode ser tão difícil quanto para pais e filhos.

Algumas crianças estão tão preocupadas em atingir excelência em tudo o que fazem, que colocam extrema quantidade de pressão sobre si mesmo para ter sucesso, e acabam desmoronando quando não conseguem. As crianças que são perfeccionistas, muitas vezes têm uma visão distorcida do que significa sucesso; eles podem ficar descompensados  se errarem apenas uma questão em um teste difícil. Essas crianças tendem a projetar planos com metas, por vezes impossíveis, mas fazem tudo o que podem para alcançar essas metas.

 

Se seu filho tem este perfil, aqui vão algumas dicas para ensiná-lo a lidar melhor com isso.

1 Embora a pressão para ser perfeito muitas vezes pareça vir da própria criança, avalie as mensagens que você está dando ao seu filho. Mesmo que você diga que notas altas ou medalhas de primeiro lugar não importam para você, se a criança ouvir você ressaltar isso o tempo todo, ela pode sentir uma dose de ansiedade e pressão. Seu filho precisa entender que seu amor é incondicional e não está relacionado às notas da escola. Tome o cuidado de sempre apontar outras maneiras pelas quais ele faz você se sentir orgulhoso.

2 Encontre atividades para o seu filho em que ele não vá ser o melhor. Ajude-o a aprender a lidar com tal situação. Não deixe que ele interrompa a atividade só porque é difícil ou desconfortável e o faça ver que resultados medianos também são bons e que nem sempre ele terá o resultado máximo.

3 Tenha um mantra em sua casa como: “Todo mundo comete erros ou possui obstáculos. O importante é o que você aprendeu para a próxima vez”.  Não ignore a ansiedade de seu filho na escola com comentários como: “Não se preocupe, eu sei que você vai conseguir um 10, você sempre consegue!” Mesmo que você possa ter boas intenções, a criança pode interpretar comentários como estes como mais pressão para manter seu desempenho. Em vez disso, diga-lhe que o que importa é ele colocar esforço suficiente para aprender o material, não importando a nota que tiver.

4 Se seu filho está gastando muito tempo com atividades da escola, defina um limite de tempo para que ele pare de estudar e relaxe um pouco. Explique a situação para o professor do seu filho e peça ajuda com o que você está tentando ensinar para ele.

5 Procure livros e filmes que ofereçam modelos de pessoas reais ou personagens que conseguiram vencer após uma série de fracassos. Seja um bom modelo para seu filho ao não considerar-se perfeito e mostre ao seu filho como você lida com erros. Aponte o que você fez e como você aprendeu com os próprios erros, pois no fim eles se espelham muito nos pais.