Discalculia é uma dificuldade específica na área de matemática

1122014152458

Discalculia é uma dificuldade específica na área de matemática e pode ter um impacto significativo para a vida de pessoas. A dificuldade pode ser observada em situações do dia a dia como cálculo de trocos em um restaurante ou em um estabelecimento comercial.

Poucas pessoas sabem o que é a discalculia e no entanto é tão comum quando a dislexia. Hoje, existe grande quantidade de informações sobre como o adulto processa os números, mas pouco se sabe sobre como as crianças resolvem problemas matemáticos e que tipos de mecanismos cerebrais estão envolvidos em seu desenvolvimento.

Pesquisadores como Daniel Ansari, da universidade Western no Canadá, pesquisam atualmente como ocorre o desenvolvimento de funções cerebrais ligadas à matemática. O objetivo principal de sua pesquisa é entender melhor o que é a discalculia, como progride ao longo do tempo e, eventualmente, como poderemos ajudar alguém que possua discalculia.

Ainda há um longo caminho para a ciência, mas já é possível identificar e intervir precocemente na vida acadêmica dessas crianças. Com a devida orientação e acompanhamento, esses alunos poderão passar pela escola e pelas demandas diárias de maneira positiva.
O Dyscalculia Screener é uma ferramenta que permite identificar tendências discalcúlicas em uma criança. Você já pensou em fazer o seu teste?