Gerencie seu Tempo!

gerencie_tempo

O tempo é um dos recursos mais valiosos que temos, por isso é importante que possamos usá-lo de forma eficaz. Ao organizar o seu tempo em uma programação que leve em consideração seus objetivos, prioridades e prazos, você pode conseguir fazer mais coisas e, quem sabe, ainda ter tempo para se dedicar a seus hobbies favoritos! Seguem duas algumas estratégias para você:

Tabela Semestral

Um cronograma semestral é algo que certamente vai servir como um roteiro para você durante todo o semestre e irá mantê-lo de se perder. Você terá projetos que duram ao longo do semestre, de modo a ser capaz de programá-los ao longo do semestre é fundamental para a conclusão bem sucedida. Ser pró-ativo desde o início do semestre é fundamental. Verifique se o seu calendário tem grandes espaços suficientes a cada dia, de modo que você tem espaço de sobra para escrever em cada praça.
Passos:
1. Compre, imprima ou utilize de recurso digital que traga calendário com visualização mensal.
2. Comece gravando datas fixas: feriados, férias, datas de entrega de trabalhos, aniversários e compromissos familiares.
3. Se você não possui data final para determinada atividade, crie-a.
4. Anote todos os compromissos de trabalho.

Agenda Semanal

Se você já se sentiu sobrecarregado e não tem idéia por onde começar, faça uma agenda semanal, pois ela pode ajudar a encontrar e manter um senso de equilíbrio em sua vida. Como criar a sua?
1. Escreva todas as suas atividades recorrentes com horários fixos
2. Planeje horários fixos de estudo/ trabalho para cada uma das coisas que deve fazer. Fique atento para destacar horários mais produtivos para essas atividades.
3. Pense nos horários de descanso
4. Planeje objetivos para si: lembre-se que os melhores objetivos não estão relacionados a tempo de trabalho mas a metas estabelecidas
5. Se você não conseguiu cumprir a sua agenda, esteja pronto para replanejar. Por vezes somos pouco realistas com nossa capacidade de trabalho!

Adaptado de:

Wong, L. (2006). Essential study skills (5th ed.). Boston, MA: Houghton Mifflin.