A importância das relações entre alunos e professores

O aprendizado não flui bem sem os relacionamentos entre os alunos e professor. Na classe, as regras são importantes, mas como muitos de nós sabemos que o aprendizado leva anos, as relações importam muito mais. Uma forma de aprofundar nossa relação com os alunos é compartilhar um pouco sobre nós mesmos com eles, e criar oportunidades para eles compartilharem sobre eles também com os outros.
É claro que as regras, a rotina e as políticas são cruciais de serem expostas aos alunos no primeiro dia, assim eles saberão o que esperar, pois aprendemos cedo em nossa profissão de professores que ser firme e claro sobre as expectativas em classe desde o início farão toda a diferença para o tipo de ano que iremos ter.
Mas antes de compartilhar as regras e expectativas, o que acha de introduzir alguns slides sobre características que mostrem aos alunos sobre você? Há algumas informações gerais que você pode dizer como: detalhes sobre sua família, onde você se formou, lugares onde trabalhou antes de dar aula, etc. Você também pode adicionar algumas outras coisas que passou em sua vida, como:

– Por quais desafios teve de passar como um estudante;
– O que você valoriza;
– O que você ama fazer;
– O que gostaria de mudar no mundo.

Mas por que compartilhar sobre si mesmo desta forma? Bom, mostrar humanidade para os alunos nos permite sermos pessoas e não apenas o professor. E em minhas experiências e observações, para ser amado por aqueles que você ensina, você tem que mostrar vulnerabilidade, o que com o tempo revela quem você é, seus sentimentos, mudanças, esperanças, preocupações e sonhos. Pedimos aos alunos que escrevam poemas e discursos em que compartilhem aspectos vulneráveis sobre si mesmos, então como professores e membros da comunidade de uma sala, nós não deveríamos fazer o mesmo?
Uma vez que você apresentou aspectos sobre si mesmo, convide os alunos a fazer o mesmo.
Você preparou o cenário, mostrando certa vulnerabilidade e abertura com eles, então eles viram que isso é importante para você e que como um grupo vocês são uma classe não apenas de alunos e professor, mas sim de pessoas. Com isso, aqui vão algumas atividades para os alunos conhecerem uns aos outros e começarem a construir relações:

Coisas boas: peça aos alunos que formem duplas e compartilhem alguma coisa boa que aconteceu com eles, ou algo que estejam ansiosos para que aconteça. Não é necessário que seja algo grandioso, pode ser algo simples como “hoje será a noite da pizza lá em casa” ou “minha irmã irá se casar”. Comece cada dia ou período de aula com coisas boas, e conforme os alunos se sentirem mais confortáveis com isso, aumente os grupos para quatro ou cinco alunos, para que formar maiores conexões. Você pode participar também.

Crie uma sacola do “tudo sobre mim” : Forneça a cada aluno uma sacola de papel. Peça a eles para que decorem o lado de fora com palavras e imagens de coisas que gostam ou que os outros possam facilmente ver sobre eles. Então, peça que eles coloquem dentro da sacola objetos que simbolizem coisas que os outros ainda não saibam sobre eles, como o brinquedo de seu Pet, uma foto, etc.

Se você fizer um de você mesmo, isso pode ser usado de introdução, como exemplo. E então, dê tempo para que os alunos compartilhem sua sacola com um parceiro ou em pequenos grupos.

Apenas como eu: essa estratégia de construção permite que os alunos vejam que eles tem coisas em comum com os outros. O professor faz uma declaração e os alunos que concordarem com o que foi dito levantarem a mão. Por exemplo, “Pizza é minha comida preferida”, ou “eu sou o mais novo da minha família”, entre outras coisas. Após tais alunos terem levantado a mão para a questão, peça que eles continuem com o braço erguido e olhem ao redor para ver quantos outros tem aquilo em comum. Você pode fazer esta atividade durante alguns dias ou esporadicamente.

Compartilhando artefatos: assim como você pode trazer alguns de seus livros favoritos de infância e adolescência, convide os alunos a trazerem também artefatos de sua vida como, fotos, prêmios e livros, e compartilhar um a um em pequenos grupos ou com toda a classe para que conheçam um pouco de sua história.

Inquérito a informação do aluno: crie uma pesquisa com perguntas de idade e assunto apropriados, e peça para que os alunos as completem. Diga a eles que isso é para que você os conheça.

Antes de recolher, peça que os alunos escolham duas ou três respostas que eles gostariam de compartilhar com os outros. Dê tempo para que eles se unam em duplas ou pequenos grupos, e compartilhem por exemplo, sua comida e música favorita, entre outras coisas.

Relacionamentos significativos são importantes para aprender. E as regras que você impõe são importantes para manter uma classe bem gerenciada. Mas, em vez de enfatizar o controle sobre seus alunos, o desenvolvimento da comunidade e conexão é um ingrediente infalível para um bom ano escolar para todos.

 

Retirado e traduzido de: https://www.edutopia.org/article/relationships-matter-more-rules