Alguns motivos de ansiedade das crianças

urlO primeiro passo para acalmar os temores de uma criança é identificá-los. Por isso aqui vão algumas situações relacionadas ao ambiente escolar que costumam deixar algumas crianças ansiosas.

Novas situações

Se seu filho está enfrentando o primeiro dia de aula lembre-se que é normal sentir-se nervoso em uma situação nova. Nesse caso, é importante conversar com as crianças sobre as expectativas delas sobre esse primeiro dia. Segundo o Psicólogo escolar Erin L. Enyart, quando as crianças sabem o que esperar, elas experimentam menos ansiedade sobre a situação.
Lembre seu filho sobre o fato de todo mundo se sentir um pouco ansioso, e que com o tempo, muito em breve, a situação será agradável e fará parte de sua rotina.

Lições de casa e trabalhos

Crianças costumam se preocupar bastante com o desempenho escolar ruim. Trabalhos, que pensam ser difíceis, costumam deixar as crianças ansiosas, por acharem que não serão capazes de completar a tarefa.
É importante, sempre que possível, lembrar seu filho que todo mundo comete erros e apontar que comportamentos relacionados ao estudo importam para você. Incentivar esforço, responsabilidade e persistência auxilia seu filho a ter menos ansiedade em relação a lições, e também o orienta na construção de um repertório escolar que usará a vida toda.

Ansiedade em provas

Muitas crianças tem medo e ansiedade em relação às avaliações. As crianças preocupam-se antes do tempo, e, muitas vezes, isso atrapalha o estudo prévio e o desempenho na prova.
Uma forma de ajudar é oferecer ajuda no estudo da criança para que ela se sinta bem preparada. Lembre-a de que sabe o conteúdo, e que está confiante de que ela vai se sair bem!
Outra forma, é novamente incentivar esforço, responsabilidade e persistência. Auxilie seu filho a perceber que a nota da avaliação é apenas parte do processo de aprendizado. Cobre apenas que ele faça o “melhor que puder”.

Quer saber mais? Tem alguma dúvida sobre seu filho? Escreva para nós [email protected]