Perguntas Frequentes

Quem deve usar o Reading Assistant?

 

O Reading Assistant foi projetado para ser usado por leitores iniciantes, estudantes de inglês, e leitores que desejem atingir maior fluência em sua leitura!

 

Como o Reading Assistant promove aumento de vocabulário?

 

O aumento a exposição das palavras impressas tem uma relação direta com o desenvolvimento do reconhecimento de vocabulário dos alunos, porque o texto escrito apresenta mais palavras do que os leitores podem aprender através da linguagem oral.

 

Como o Reading Assistant promove aumento da fluência na leitura?

 

Fluência na leitura é a capacidade de decodificar palavras rapidamente e com precisão; reconhecer palavras de maneira automática e; ler em voz alta o texto com prosódia.

 

Em vez de ler palavra por palavra, os leitores fluentes centram sua atenção sobre o significado e mensagem do texto. Reading Assistant constrói fluência, fornecendo as seguintes estratégias:

 

Modelos: Cada seleção contém um modelo de áudio fluente.

Apoio Pronúncia: O programa intervém com pronúncia se o aluno precisar.

Prática Oral: Os alunos leem em voz alta cada passagem, no mínimo, duas vezes.

Comentário: O programa destaca palavras que o aluno poderia praticar durante cada leitura oral.

Feedback: O programa fornece o dado de palavras corretas lidas por minuto (WCPM) que é a medida padrão de fluência de leitura.

 

Como o Reading Assistant promove Compreensão de leitura?

 

Vários recursos no Reading Assistant apoiam o desenvolvimento da compreensão de leitura:

 

Think About it . São questões apresentadas aos alunos no primeiro passo e dão suporte para maior compreensão dos alunos e apreciação da leitura. Essas questões dirigem a atenção dos alunos para o significado, mensagem e vocabulário no decorrer da leitura.

Quiz. Questões depois de cada leitura são apresentadas ao aluno com o intuito de avaliar a compreensão de diferentes aspectos da leitura como: inferências; sequência de fatos; eventos da história; tema; traços de caráter; linguagem figurativa; informações relevantes; comparar e contrastar; ponto de vista do autor; fato e opinião; diagramas, tabelas, gráficos; causa e efeito; e idéia principal. As perguntas do quiz também avaliam quatro níveis de conhecimento: literal, inferencial, avaliativa, e analítica.

 

O Reading Assistant é baseado em pesquisas?

 

Sim. De acordo com o relatório do Painel Nacional de Leitura, “as práticas de sala de aula que incentivam leitura oral repetidas com feedback e orientação leva a melhorias significativas na experiência de leitura tanto para os bons leitores, quanto para aqueles que estão passando por dificuldades.” Com Reading Assistant, o computador torna-se o ouvinte de apoio que garante que todos os alunos possam praticar regularmente leitura oral e receber feedback imediato.

 

O Reading Assistant é validado por pesquisas?

 

Sim. O impacto do Reading Assistant no crescimento fluência foi avaliado com os alunos da 2 a 5 série. Metade das salas de aula em duas escolas usaram o software em sessões de trinta minutos, uma ou duas vezes por semana durante 17 semanas. Em todas as quatro séries, os ganhos de fluência foram significativamente maiores para os alunos que usaram o software do que para aqueles que não o fizeram, com média de 43% (ES = 0,91) maior do que as expectativas normativas mais notas.

 

 

Quais gêneros literários são abordados em Reading Assistant?

 

Ficção realista; Ficção histórica; Ficção científica; Poesia; Mitos ou lendas; Textos expositivos; Biografia; Peça Teatral; Discurso; Piadas; Narrativas; Jornal; Testemunha ocular