top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasa Cuca Ferramentas Ensino

ALGUNS MOTIVOS DE ANSIEDADE DAS CRIANÇAS

O primeiro passo para acalmar os temores de uma criança é identificá-los. Por isso aqui vão algumas situações relacionadas ao ambiente escolar que costumam deixar algumas crianças ansiosas.


Novas situações

Se seu filho está enfrentando o primeiro dia de aula lembre-se que é normal sentir-se nervoso em uma situação nova. Nesse caso, é importante conversar com as crianças sobre as expectativas delas sobre esse primeiro dia. Segundo o Psicólogo escolar Erin L. Enyart, quando as crianças sabem o que esperar, elas experimentam menos ansiedade sobre a situação. Lembre seu filho sobre o fato de todo mundo se sentir um pouco ansioso, e que com o tempo, muito em breve, a situação será agradável e fará parte de sua rotina.


Lições de casa e trabalhos

Crianças costumam se preocupar bastante com o desempenho escolar ruim. Trabalhos, que pensam ser difíceis, costumam deixar as crianças ansiosas, por acharem que não serão capazes de completar a tarefa. É importante, sempre que possível, lembrar seu filho que todo mundo comete erros e apontar que comportamentos relacionados ao estudo importam para você. Incentivar esforço, responsabilidade e persistência auxilia seu filho a ter menos ansiedade em relação a lições, e também o orienta na construção de um repertório escolar que usará a vida toda.


Ansiedade em provas

Muitas crianças tem medo e ansiedade em relação às avaliações. As crianças preocupam-se antes do tempo, e, muitas vezes, isso atrapalha o estudo prévio e o desempenho na prova. Uma forma de ajudar é oferecer ajuda no estudo da criança para que ela se sinta bem preparada. Lembre-a de que sabe o conteúdo, e que está confiante de que ela vai se sair bem! Outra forma, é novamente incentivar esforço, responsabilidade e persistência. Auxilie seu filho a perceber que a nota da avaliação é apenas parte do processo de aprendizado. Cobre apenas que ele faça o “melhor que puder”.

Quer saber mais? Tem alguma dúvida sobre seu filho? Escreva para nós cucaresponde@acasacuca.com

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO PERFECCIONISTA

Para muitos pais, as lições de casa ou estudos para provas são verdadeiras batalhas  a serem vencidas todas as noites. Para esses pais felicidade seria  ter crianças auto-motivadas, e muito preocupada

bottom of page