ABOUT
SOCIAL
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

contato@acasacuca.com

(11) 3569-4028

Rua Purpurina, 155 cj 47

© 2023 by DATO. Proudly created with Wix.com

Buscar
  • Casa Cuca Ferramentas Ensino

ANOTAÇÕES: ONDE É MELHOR? LAPTOP OU CADERNO?

Com o uso amplo de laptops em sala de aula, os alunos tem adotado mais e mais o uso de laptops para notações em sala de aula. Diversos estudos tem apontado que alunos que utilizam os eletrônicos tomam mais notas do que alunos que utilizam o antigo caderno.


Entretanto nem sempre mais é melhor. Pesquisa de Pam Mueller e Daniel Oppenheimer demonstrou que os alunos que usaram anotações em cadernos lembraram mais da matéria estudada e também tiveram uma compreensão mais aprofundada do tema. Através de três experimentos, Mueller e Oppenheimer solicitaram que os alunos tomassem notas em sala de aula e, em seguida, testou os alunos sobre a sua memória para detalhes factuais, compreensão conceitual do material, e sua capacidade de sintetizar e generalizar a informação.


Metade dos alunos foram instruídos a tomar notas com um laptop, e a outra metade foi instruída a escrever as notas à mão. Como em outros estudos, os alunos que usaram laptops tomaram mais notas, entretanto aqueles que escreveram as suas notas à mão tinham uma compreensão conceitual e foram mais bem sucedidos na aplicação e integração do material do que aqueles que usaram seus laptops para notações. De fato, porque os alunos podem digitar significativamente mais rápido do que eles podem escrever, aqueles que usam laptops em sala de aula tendem a ter mais notas do que aqueles que escrevem as suas notas à mão.


Além disso, quando os alunos tomam notas usando laptops tendem a tomar notas na íntegra, anotando cada palavra proferida por sua professora. Mueller e Oppenheimer teorizaram que o processo cognitivo utilizado para tomar notas à mão é diferente do utilizado para tomar notas em um laptop, e, esses diferentes processos têm consequências mais ou menos favoráveis para o aprendizado. Escrever à mão é mais lento e mais trabalhoso do que a digitação, e os alunos não podem anotar cada palavra de uma aula. Em vez disso, eles ouvem, digerem e resumem para que possam, de forma sucinta, capturar a essência da informação. Por outro lado, ao digitar os estudantes podem facilmente produzir um registro escrito da palestra sem processar o seu significado, como velocidade mais rápida de digitação permitindo que os alunos transcrevam a aula de maneira literal, sem, muitas vezes, dedicar atenção ao conteúdo.


A tecnologia oferece ferramentas inovadoras que estão moldando experiências educativas para os alunos, muitas vezes de maneira positiva e dinâmica. A pesquisa por Mueller e Oppenheimer serve como um lembrete, de que, mesmo quando a tecnologia nos permite fazer mais em menos tempo, nem sempre faz da aprendizagem mais efetiva.


É sempre importante olharmos para o nosso objetivo final: o aprendizado!


Quer saber mais? Tem alguma dúvida sobre seu filho?


Escreva para nós cucaresponde@acasacuca.com Mueller, P. A., & Oppenheimer, D. M. (2014). The Pen Is Mightier Than the Keyboard Advantages of Longhand Over Laptop Note Taking. Psychological science, 0956797614524581.

1 visualização