top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasa Cuca Ferramentas Ensino

APRENDIZADOS DE UM DIA DIFÍCIL

Sempre que algo inesperado e chocante acontece é natural que tentemos buscar explicações, e se pudermos dar um passo adiante conseguiremos ter bons aprendizados para nossas vidas.

Que aprendizados podemos tirar do fatídico jogo Brasil X Alemanha, quando por alguns minutos, a seleção brasileira, sumiu em campo. Porque isso aconteceu? Como é possível não ser capaz de fazer o que se treinou a vida inteira? O que acontece com a mente humana em um momento de pressão como esse?

Não pretendemos discutir o que houve com a seleção brasileira, mas imaginamos uma lição que podemos tirar para nós e nossos filhos já que é comum, vivenciarmos no cotidiano situações em que, a despeito de saber como algo deveria feito, ficamos paralisados.

É comum encontrarmos nessas situações um grande sentimento de desamparo já que naquele momento não se pode atingir, com os recursos que tem, o resultado que a própria pessoa e outros esperavam.

Quando cobramos de nossos filhos um desempenho específico que não dependa unicamente do comportamento dele, como por exemplo tirar notas em provas, podemos estar prejudicando o desempenho da criança. Isso porque, é comum que uma criança tenha reações emocionais e fisiológicas quando sabe que não atingirá o que se espera dela.

A alternativa é a de colocarmos o nosso foco e admiração em comportamentos relacionados ao esforço, e não notas. Quando fazemos isso, o medo de falhar deixa de ter sentido, e por isso podemos esperar até mesmo um aumento de engajamento em atividades escolares.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO PERFECCIONISTA

Para muitos pais, as lições de casa ou estudos para provas são verdadeiras batalhas  a serem vencidas todas as noites. Para esses pais felicidade seria  ter crianças auto-motivadas, e muito preocupada

bottom of page