top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasa Cuca Ferramentas Ensino

CASA CUCAFAST FORWORDREADING ASSISTANTTECNOLOGIA MATERIAIS EDUCATIVOS EM SÃO PAULO

São Paulo é uma cidade que tem várias lojas de brinquedos educativos. No entanto, materiais educativos ainda são difíceis de encontrar na cidade. A proposta dos brinquedos educativos é excelente e auxilia a criança no seu desenvolvimento, a partir do lúdico. Já a proposta de materiais educativos existe para tornar mais envolventes e significativos os processos de ensino e aprendizagem e ainda é pouco difundida no Brasil.

Alguns materiais educativos em São Paulo são produzidos por profissionais como fonoaudiólogos e terapeutas, mas permanecem restritos a círculos dessas áreas de atuação. Assim, a ausência de materiais educativos em São Paulo faz com que o conceito por trás de algumas ferramentas pedagógicas seja muitas vezes ainda desconhecido, tanto no âmbito do grande público, quanto no âmbito de profissionais especializados em saúde e educação.

Materiais educativos ou ferramentas de ensino são usados para: proporcionar maior prazer e engajamento a todos os alunos no ato de aprender; facilitar o trabalho de profissionais terapêuticos e de educação, ao planejarem e realizarem suas atividades; e também para criar recursos diferenciados, com a finalidade de auxiliar crianças ou indivíduos que tenham alguma dificuldade de aprendizagem e, portanto, alguma necessidade específica para melhor acessar e processar algum tipo de informação. Em adição, os materiais educativos podem ser úteis também para pais e responsáveis que queiram dar continuidade aos processos de aprendizagem de seus filhos em casa, de forma familiar e intuitiva.

Materiais educativos podem ser: tabelas; calendários; balanças; jogos; programas de computador; ampulhetas; dados; diagramas; cadernos especiais; blocos diferenciados; lousas; quadros; roletas; livros divertidos; baralhos e cartas com objetivos específicos, por exemplo, de língua ou de matemática; gravadores; sirenes; timers; brinquedos; ábacos; letras móveis, entre muitos outros.

Temos como referência alguns dos materiais educativos em São Paulo que são desenvolvidos pela Casa Cuca. Um deles é o Fantástico Quadro de Conquistas. Esse quadro vem em formato de bloco de papel, com folhas que possuem um planejamento semanal. Nele, a criança cria um suporte para escrever seus objetivos e, portanto, conscientizar-se de seus desafios na semana. Ele pode ser usado em casa, na sala de aula, ou ainda em contexto terapêutico. Com um material lúdico e bonito, a criança tem uma ferramenta para saber quais são as ações esperadas dela, além de tornar mais divertida a conquista de tarefas do dia a dia, que se mostram, de alguma forma, chatas ou difíceis.

Outro material educativo da Casa Cuca é o caderno Onda das Letras, que permite uma forma lúdica de aprender e praticar letra cursiva. Trata-se de uma caderno de caligrafia que se baseia em princípios montessorianos para que a criança possa ganhar mais destreza e agilidade em escrever, ao mesmo tempo em que brinca, pois as instruções para fazer o desenho das letras parte de ilustrações. As pautas do caderno têm coqueiro, peixe, céu, mar e areia que servem de ponto de partida para saber em que direção movimentar o lápis.

Outras ferramentas de ensino que a Casa Cuca oferece foram desenvolvidas a partir de mais de 30 anos de pesquisa pela Scientific Learning Corporation. Elas são o Fast ForWord e o Reading Assistant, que são programas de computador modelados para auxiliar indivíduos em cognição e linguagem. Explore o site da Casa Cuca para conhecer mais sobre os materiais educativos em São Paulo que você pode encontrar.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO PERFECCIONISTA

Para muitos pais, as lições de casa ou estudos para provas são verdadeiras batalhas  a serem vencidas todas as noites. Para esses pais felicidade seria  ter crianças auto-motivadas, e muito preocupada

bottom of page