Casa Cuca Ferramentas Ensino
COMO FOI SEU DIA? DICAS PARA INTERAGIR COM SEUS FILHOS!
Depois da escola, a criança salta para dentro do carro ou anda pela casa e então você pergunta: “Como foi seu dia na escola?” Talvez você consiga uma frase completa, ou talvez apenas a resposta: “bem”, “bom” … ou ainda apenas um grunhido.

Obter informações de uma criança quieta ou pré-adolescente pode por vezes parecer necessitar de técnicas de interrogatórios do FBI, mas na verdade uma simples mudança à forma como fazemos nossas perguntas pode mudar qualitativamente nossa interação.
Seguem três dicas de perguntas que podem tanto melhorar a interação com seu filho como te trazer mais informações sobre as aulas e lição de casa:
1) Perguntas mais específicas Ao invés de: “Como é sua aula de ciências?” Pergunte: “O que você aprendeu na aula de ciências hoje?” Perguntas mais específica são simples e despretensiosas e dessa forma a resposta pode vir repleta de informações. Mesmo que seu filho dê de ombros ou murmure: “Eu não sei”, então você pode tentar descobrir se ele realmente não sabe o que está acontecendo na aula de ciências (informação valiosa) ou se ele simplesmente não tem vontade de falar.
2) Evite perguntas em que as respostas podem ser apenas “ sim, ou não” Ao invés de: “Você fez seu dever de casa?” Pergunte: “O que é que o seu professor pediu para você fazer de lição hoje? É muito comum que pais façam perguntas sobre a lição de casa e obtenham uma resposta com um simples sim-ou-não. Se deseja participar mais da vida escolar de seu filho é importante que faça perguntas que demandem uma resposta mais completa dele.
3) Tente entender Ao invés de: “Por que você está se saindo mal em ciências?” Pergunte: “Você acha que ciências está muito fácil ou muito difícil este ano? Por quê? ” Se questionar seu filho diretamente sobre o baixo desempenho dele em uma disciplina, ele pode adotar uma postura defensiva. Evite silêncios constrangedores ou olhares agressivos, facilitando assim o início de uma conversa em um tema difícil. Saber se um assunto é muito fácil ou muito difícil pode permitir que você ofereça maneiras de ajudar seu filho a desempenhar melhor