Déficit de atenção e aprendizagem
O déficit de atenção ou déficit de atenção com hiperatividade é um distúrbio que acarreta comportamentos de desatenção, inquietude e impulsividade. Os indivíduos com déficit de atenção com hiperatividade podem encontrar problemas no contexto doméstico, escolar, social e de trabalho.
As pesquisas e observações sobre o TDAH (Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade) remontam originalmente a cientistas dos séculos 18 e 19. Alguns foram Alexandre Crichton e George Still, que desenvolveram estudos sobre o assunto em 1789 e 1908, respectivamente. As descrições desses médicos são semelhantes às descrições atuais sobre a desordem.
Os diagnósticos de TDAH são realizados como demais diagnósticos de medicina. O transtorno faz parte dos diagnósticos da Classificação Internacional das Doenças (CID- 10, CID-8 e CID-9). No Brasil, estima-se que mais de 900 000 indivíduos tenham TDAH. No entanto, segundo dados fornecidos pela IMS, menos de 200 000 pacientes estiveram sob tratamento em 2010 (MATTOS, ROHDE, POLANCKY, 2012). Assim, o alarme de tratamento excessivo em casos de TDAH no país provavelmente não possui embasamento científico.
Em estudo recente da Revista de Psiquiatria Clínica, Coutinho et al. (2009) observam a divergência entre os relatos de pais e de professores sobre o TDAH numa amostra de caso no Brasil. Os teóricos seguem o DSM-IV, no qual se afirma que o diagnóstico para TDAH deve ser apoiado na observação de sintomas em mais de um ambiente, como o familiar e o escolar simultaneamente, por exemplo. Os pesquisadores concluem que professores tendem a observar mais o fator de desatenção e os pais tendem a notar mais o fato de hiperatividade.
Coutinho et al. reafirmam, aliás, que existe pouca preparação dos professores quanto à percepção de sintomas de TDAH. A formação dos profissionais de educação deveria ser cada vez mais aprimorada nesse sentido. Em parte porque professores possuem um papel relevante para a obtenção de um diagnóstico e porque estratégias de ensino diferenciadas para os indivíduos com TDAH podem ter impactos muito produtivos.
Na aprendizagem indivíduos com déficit de atenção precisam de orientações específicas e de reforços positivos para superarem os obstáculos encontrados. Assim, exercícios de atenção sustentada e tabelas organizacionais são muito relevantes para o incentivo da aprendizagem desses alunos.
Algumas técnicas, ao ensinar indivíduos com TDAH são, por exemplo:
Exercitar atenção sustentada.
Observar o lugar do aluno e distrações que devam ser evitadas.
Dar instruções claras sobre a tarefa.
Checar se os alunos entendem as instruções das tarefas.
Oferecer reforço positivo e apoio com constância ao aluno.
Trabalhar com ferramentas de ensino atraente e engajantes.
Fazer gravações de aulas; fazer atividades orais e dinâmicas.
Usar marcadores.
Usar post-its.
Não fazer críticas negativas.
Fazer intervalos.
Seguir o ritmo do aluno.
Fazer com que o aluno se movimente.
A Casa Cuca trabalha com ferramentas importadas de nossos parceiros e com ferramentas personalizadas que auxiliam nos processos de ensino-aprendizagem de indivíduos com TDAH, sejam crianças ou adultos. No caso de softwares, temos a família Fast ForWord, constituída por jogos que enfocam o trabalho com atenção, memória, sequenciamento e processamento.
Para formar leitores fluentes e atentos, oferecemos intervenção por meio do Reading Assistant, software no qual o texto pode ser ouvido e visualizado com diversas marcações, além de ser organizado por passos de leitura. Nele, é possível também gravar a própria leitura, o que estimula a pró-atividade do aluno e a realização da tarefa.
Nossas ferramentas personalizadas ajudam profissionais, famílias e alunos a trabalharem com organização e atenção sustentada por meio de materiais que estimulam o engajamento dos alunos nas atividades acadêmicas.
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