ABOUT
SOCIAL
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

contato@acasacuca.com

(11) 3569-4028

Rua Purpurina, 155 cj 47

© 2023 by DATO. Proudly created with Wix.com

Buscar
  • Casa Cuca Ferramentas Ensino

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A educação inclusiva, apesar de já fazer parte da realidade educacional brasileira há anos, ainda encontra barreiras para se estabelecer como prática em todas as escolas.


A começar pela própria definição de inclusão, professores, coordenadores e diretores não encontram suporte suficiente para fortalecerem seus conhecimentos sobre o assunto.

O repertório brasileiro sobre a inclusão se restringe a pessoas com necessidades especiais e populações indígenas. Limitações físicas e intelectuais são as primeiras referências de professores quando perguntados sobre inclusão. Raramente são mencionados os jovens com “transtornos invisíveis”, como a dislexia, o déficit de atenção, ou a discalculia. Também não estão nesta lista alunos com diferenças culturais ou idiomáticas significativas, ou em situações sócio-econômicas desfavoráveis.


A definição de inclusão acaba sendo exclusiva. Essa é uma questão preocupante, pois alunos que aprendem de maneiras diferentes precisam ser contemplados, independente de fazerem ou não parte de um grupo que merece atenção especial. Uma criança com dislexia pode ser tão ou mais marginalizada em uma sala do que uma criança que usa cadeira de rodas.

Inclusão significa diferenciar tanto o currículo de ensino, como as maneiras de ensinar e avaliar alunos. Independente de qual seja a definição, uma educação inclusiva se inicia por adequar o espaço, o conteúdo ensinado, os recursos com os quais se ensina e o tempo no qual tudo isso acontece. Ao adequar a sala de aula para que atenda a todos os alunos o professor inicia a inclusão de todos, inclusive de si mesmo.


Dentre os recursos que podem ser utilizados estão jogos, materiais de apoio pedagógicos, materiais audiovisuais e sensórios, softwares, etc., também conhecidos como ferramentas de ensino. Muitos alunos precisam de intermediários para facilitar sua aprendizagem, e ter esses recursos em sala de aula pode enriquecer o planejamento e a rotina do professor ou coordenador.


A Casa Cuca utiliza e produz ferramentas de ensino que podem ser utilizadas por todos os alunos em uma sala de aula para transformar sua experiência de aprendizagem em única e interessante. Saiba mais em nosso site: www.acasacuca.com.br

0 visualização