Dificuldades de aprendizado aparecem comumente em um contexto escolar: há uma expectativa de desenvolvimento que não é correspondida e isso coloca o aluno em evidência.
As dificuldades de aprendizado podem ocorrer por uma conjunção de fatores: experiências vividas no ambiente familiar e escolar, a genética e desenvolvimento orgânico da criança e o contexto sócio econômico devem ser observados juntos.
Algumas dificuldades de aprendizagem são relacionadas a transtornos como a dislexia, a discalculia, o déficit de atenção. Mas não são todos os casos em que isso acontece. Muitas vezes, a criança apenas precisa ser apresentada a matéria de uma maneira que ela seja capaz de absorver.
Gardner (1994) apresenta a teoria das múltiplas inteligências, que diz que a inteligência pode ter muitas características que não são avaliadas em um contexto escolar, dentre elas inteligência musical, espacial, corporal sinestésica, interpessoal e intrapessoal. As habilidades lógico-matemáticas e linguísticas são geralmente as únicas observadas.
Nesse contexto, Gardner propõe que a educação pense em rotas de acesso, caminhos pelos quais um aluno possa aprender de acordo com essas inteligências. Processos narrativos, quantitativos, lógicos, experimentais, numéricos, estéticos e até mesmo sociais podem ser utilizados para ensinar conteúdos em uma escola. Para o professor, ensinar dessa maneira pode ser muito gratificante, mas certamente será mais trabalhoso. As apostilas e currículos, normalmente não incorporam essas características, a não ser em escolas menos tradicionais.
Para auxiliar nas dificuldades de aprendizagem, escolas podem desenvolver seus próprios materiais, ou encontrar apoios em ferramentas de ensino e aprendizagem. Uma ferramenta de Ensino é um material de apoio pedagógico que permite que o aluno tenha independência no processo de aprendizagem. Por serem em forma de jogos, as ferramentas de ensino permitem que crianças e adolescentes, por meio de trabalhos colaborativos ou individuais, explorem linguagem e matemática em seu próprio tempo, e criem maneiras criativas de interagir com o conteúdo escolar.
A Casa Cuca oferece ferramentas para apoiar o aprendizado de pessoas que aprendem de maneiras distintas. Conheça mais em nosso site www.acasacuca.com.br
Comments