top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasa Cuca Ferramentas Ensino

DIFICULDADE DE LEITURA

Crianças com dificuldade de leitura: conheça a história de Jose Bowles

Ler é uma das habilidades mais importantes na vida acadêmica. Várias das disciplinas na escola dependem da fluência em leitura. Quando uma criança tem dificuldades de leitura, ela sente falta de uma base para ter acesso a outros conteúdos.


Um dos softwares da Scientific Learning – uma empresa norte-americana que atua na área de aprendizagem e neuroplasticidade – é o Fast ForWord que constitui uma intervenção para que crianças com dificuldades de leitura aumentem os seus scores nessa área.


Confira a seguir um texto da Scientific Learning sobre Josie Bowles.


Josie Bowles


Uma das histórias emocionantes na mudança que se pode obter com a prática orientada do Fast ForWord é a história de Josie Bowles. Josie teve dificuldades de leitura, desde a primeira série. Em 2007, na quarta-série, ela ainda enfrentava tropeços, mesmo com a ajuda da família e da escola.

Em outubro de 2007, Josie começou a realizar o Fast ForWord. Sua mãe, Michelle Bowles, pensou que o programa seria uma boa ideia porque Josie gostava de usar computadores. Os professores dela também acharam o software uma ótima ideia e estavam ansiosos para observar como seria o seu seguimento.


Josie começou a fazer o programa cinco vezes por semana, 30 minutos a cada dia. O Fast ForWord foi implementado na escola e bem recebido pelos professores e instrutores de laboratório. Osinstrutores perceberam como Josie se sentia orgulhosa de suas conquistas, ao jogar.

Além disso, suas conquistas reverberaram na sala de aula pois, segundo ela afirma: “Sempre que eu lia em voz alta na classe, eu percebia que estava lendo mais fluentemente e que estava entendendo mais palavras”.


O depoimento de sua professora, Wallich, também foi muito positivo: “Ler tornou-se a atividade preferida dela porque a compreensão e a fluência melhoraram, ao longo do seguimento do currículo, desde leitura a ciências sociais, ciências e matemática. A habilidade dela em seguir instruções também melhorou. Agora ela entende o que está fazendo. Creio que é por causa da habilidade de concentração e foco, o que foi o que o Fast ForWord a ensinou”.


Nos testes Josie passou da série de leitura 2.5 para 4.7, de setembro de 2007 para outubro de 2008. Sua pontuação de compreensão aumentou de 3.5 para 5.5. Melhoras foram observadas em leitura e em escrita, na tutoria de Josie. Os professores observaram que Josie estava mais concentrada e calma. Ela podia ter uma relação mais positiva com a escrita, o que teria sido improvável antes.

A família de Josie também observou melhoras em casa. Ela está melhor nas tarefas em casa e mostra-se feliz ao ler com a família. Sua mãe relata o seguinte: “Ela tem tido mais iniciativa. Ela se senta com um livro e lê sozinha silenciosamente. Ela também gosta de ler comigo e, quando lemos juntas, noto que ela está mais fluente. Ela não está mais inventando palavras como antes. O ritmo dela de leitura acelerou, desde o começo do ano, com certeza”.


A Casa Cuca é representante exclusiva da Scientific Learning no Brasil. Os profissionais da Casa Cuca oferecem suporte e orientação para um acompanhamento especializado do Fast ForWord. Nossos alunos também relatam melhora nos índices de leitura e em habilidades cognitivas como atenção e foco, além de melhoras de comportamento.


Fonte: “Josie Bowles”. Disponível em: http://www.scilearn.com/results/success-stories/real-life-stories/josie-bowles.php. Acesso em: Fevereiro/2014.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO PERFECCIONISTA

Para muitos pais, as lições de casa ou estudos para provas são verdadeiras batalhas  a serem vencidas todas as noites. Para esses pais felicidade seria  ter crianças auto-motivadas, e muito preocupada

bottom of page