top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasa Cuca Ferramentas Ensino

DIFICULDADE DE LEITURADRA. MARTHA BURNSFAST FORWORDREADING ASSISTANTTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: OS SOFT

Nos anos 70 no Brasil, iniciou-se a busca pelo uso de computadores em sala de aula de universidades e escolas. Nos anos 90, houve maior uso individual da Internet e, nos anos 2000, a sua maior difusão.

Hoje o uso de computadores e de tablets é uma realidade. Para a geração de crianças que começaram seus anos de aprendizagem já conectadas à Internet, o uso de aparelhos tecnológicos pertence ao dia a dia. A tecnologia na educação pode ser vista sob vários aspectos e de vários pontos. De um, o giz e a lousa são um tipo de tecnologia, assim com livros didáticos, ou ainda recursos antigos como o ábaco. De outro, há a inserção de tecnologias recentes e a forma como elas propõem soluções e desafios à educação. As ferramentas de ensino que hoje envolvem tecnologia avançada como o uso de softwares, jogos e tablets propõem um trabalho diferente do realizado na sala de aula. Como essas ferramentas serão desenvolvidas e integradas futuramente na educação ainda é incerto. No entanto, no presente, elas oferecem várias vantagens, pois podem facilitar o trabalho do professor. Os softwares de educação, por exemplo, permitem que os alunos façam exercícios de forma personalizada, em seu próprio ritmo. Dentro do campo de softwares educativos, a Casa Cuca oferece duas ferramentas web-based que foram desenvolvidas a partir de mais de 30 anos de pesquisa sobre neuroplasticidade e aprendizagem. Uma delas é o Fast ForWord, um programa que progride no ritmo de cada aluno e visa ao trabalho de memória, atenção, processamento e sequenciamento. A outra é o Reading Assistant, um e-book que possibilita tutoria individual para o aprimoramento de leitura. Trata-se de um programa com tecnologia de reconhecimento de voz. Nele, você pode ler, gravar sua leitura e checar sua compreensão, ao responder um quiz. Um grande benefício das ferramentas tecnológicas atuais é o trabalho com estratégias que, de outra forma, não seria possível, por exemplo: exercitar um exercício de fonologia como se fosse um videogame; ou então ter um apoio visual, auditivo e de gravação, ao ler um texto. Essas ferramentas também contribuem na medida em que tornam a aprendizagem mais envolvente para crianças da geração atual.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO PERFECCIONISTA

Para muitos pais, as lições de casa ou estudos para provas são verdadeiras batalhas  a serem vencidas todas as noites. Para esses pais felicidade seria  ter crianças auto-motivadas, e muito preocupada

bottom of page