ABOUT
SOCIAL
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

contato@acasacuca.com

(11) 3569-4028

Rua Purpurina, 155 cj 47

© 2023 by DATO. Proudly created with Wix.com

Buscar
  • Casa Cuca Ferramentas Ensino

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM DESAFIO PARA DIVERSAS GERAÇÕES

Em 2011, uma pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentou dados de que apenas 21% dos brasileiros guardavam dinheiro em uma conta-poupança na época, e que a média dos que o faziam estava em torno de 4.71%.

Como pais, desejamos a nossos filhos que cresçam indivíduos confiantes e capazes de tomarem conta de suas vidas, incluindo aí suas finanças. No entanto, nem sempre é fácil encontrar oportunidades para ensinar às crianças a importância do dinheiro e do planejamento financeiro.

Para o Conselho de Educação econômica Americano, é essencial que os pais ensinem pro-ativamente suas crianças como enfrentar os desafios de um mundo financeiro complexo. Seguem algumas sugestões para você trabalhar com seus filhos:

Fale sobre a responsabilidade financeira cedo e muitas vezes – Não há tempo como o presente para introduzir conceitos básicos como avaliar as necessidades do que você quer, criando um orçamento e poupanças para uma meta de longo prazo. Encontre momentos de ensino em atividades de rotina, como nos momentos de mercado.


Escolha um objetivo – Trabalhe com seu filho para identificar algo que ele queira comprar e o ajude a elaborar uma estratégia . Discuta como é possível ganhar e guardar dinheiro!


Ensine pelo exemplo – As crianças são muito observadoras, então é importante que você seja um bom modelo. É muito mais difícil ter um argumento convincente contra gastos supérfluos se o seu filho cresce vendo esse comportamento dos modelos parentais.


Esteja atento aos elogios – Aprender sobre a responsabilidade financeira nem sempre é divertido, e por isso, para que mantenha seus filhos envolvidos e motivados, é importante estar atento a feedbacks positivos sobre os comportamentos que você acredita que seja impotante que ela repita. “Estou tão orgulhosa de você porque … ” é sempre uma boa maneira de começar.

0 visualização