ABOUT
SOCIAL
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

contato@acasacuca.com

(11) 3569-4028

Rua Purpurina, 155 cj 47

© 2023 by DATO. Proudly created with Wix.com

Buscar
  • Casa Cuca Ferramentas Ensino

EDUCAR E COMUNICAR

A comunicação é uma etapa essencial para qualquer processo educacional. Diariamente construímos e aprendemos sobre nosso mundo utilizando as palavras. Como essas palavras chegam até nós, é fator essencial na maneira como enxergamos o mundo e os outros.


Foi pensando nisso que o americano Marshall Rosenberg criou uma teoria (e prática) que intitulou “Comunicação Não Violenta” (CNV). A CNV se baseia na escuta empática e na expressão autêntica em três âmbitos: nossa própria experiência interior, nossa relação com os outros e nossa conexão com os sistemas nos quais estamos inseridos.

A CNV se baseia em quatro componentes do diálogo: • Observação: observa-se o que está acontecendo de fato. Sem julgamentos e sem juízo de valores. Apenas uma declaração do que estamos observando que pode (ou não) ter nos agradado; • Sentimento: identifica-se e nomeia-se o que nós estamos sentindo em relação ao que observamos; • Necessidades: informa-se as nossas necessidades, valores e desejos que estão conectados aos sentimentos que nomeamos anteriormente; • Pedido: pede-se que determinadas ações concretas sejam realizadas, de forma a atender nossas necessidades.

Adotando esses princípios, uma comunicação que antes seria assim: – Você é bagunceiro, olha a bagunça que sempre está no seu quarto.

Pode passar a ser assim:

– Fiquei irritado quando vi o quarto bagunçado, porque eu preciso de um mínimo de organização e ordem na casa para me sentir confortável. Você poderia colocar suas roupas sujas no cesto e organizar os seus brinquedos?

Apesar das duas falas se referirem à mesma situação elas são bem diferentes. Que tal fazer uma experiência?

4 visualizações