ABOUT
SOCIAL
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

contato@acasacuca.com

(11) 3569-4028

Rua Purpurina, 155 cj 47

© 2023 by DATO. Proudly created with Wix.com

Buscar
  • Casa Cuca Ferramentas Ensino

FAST FORWORD E NEUROPLASTICIDADE

O Fast ForWord é uma família de softwares educativos desenvolvidos pela Scientific Learning Corporation. O trabalho com estes jogos online visa à mudança de experiência com o aprendizado de linguagem, em especial, para indivíduos com dificuldades específicas e para estudantes de inglês.

Os programas do Fast ForWord surgiram, a partir do trabalho científico de pesquisadores norte-americanos da área de neuroplasticidade. O cientista Michael Merzenich da Universidade daCalifórnia foi um de seus visionários. O time de neurocientistas responsáveis pelo Fast ForWord também é formado por Bill Jenkins, Paula Tallal e Steven Miller, da Universidade Rutgers.

Desde 1960, Merzenich defendeu basicamente a propriedade plástica do cérebro. Tradicionalmente se imaginava que o cérebro fosse como um “recipiente inanimado” ou um computador, constituído por circuitos complexos que armazenavam informação.


O que os pesquisadores que compunham a frente de defesa da neuroplasticidade demonstraram foi justamente o contrário. Ou seja, nosso cérebro é plástico e modifica-se constantemente. Dessa forma, o exercício intelectual pode ser praticado como o exercício físico para mudar drasticamente nossas habilidades e nossa memória, por exemplo. As teorias de neuroplasticidade abriram uma perspectiva educacional revolucionária, segundo a qual, crianças com dificuldades de aprendizado podem rever a forma como aprendem. Além disso, nessa abordagem, pessoas que foram neurologicamente afetadas podem remodelar suas funções cerebrais por meio de exercícios.


O Fast ForWord, portanto, surge como uma família de softwares para exercício mental. Ele trabalha, em especial, as habilidade cognitivas de memória, velocidade de processamento, atenção e sequenciamento.


Ele propõe o trabalho de diferenciação de estímulos auditivos que são modificados por programas de computador. Assim, os sons da fala, quando distendidos, provêm uma oportunidade única para que crianças com déficit de processamento possam fortalecer essa habilidade.

Por meio do trabalho com estímulos auditivos, crianças e estudantes estrangeiros da língua inglesa podem também desenvolver consciência fonológica, que atua como base para a aprendizagem de conhecimentos acadêmicos e para a comunicação.


O Fast ForWord hoje é reconhecido mundialmente por ter mudado a história de milhares pessoas quanto à aprendizagem de linguagem. Estudos da Scientific Learning demonstram que o seguimento do programa, de 3 a 5 horas por semana, durante quatro ou dezesseis semanas, faz com que as pessoas avancem em pelo menos 1,5 ano nos seus índices de leitura. A Casa Cuca é distribuidora exclusiva do software no Brasil!

42 visualizações