Buscar
  • Casa Cuca Ferramentas Ensino

FONTES DE TEXTO PODEM AUXILIAR A LEITURA DE DISLÉXICOS


Algumas fontes de texto têm sido desenvolvidas para facilitar a discriminação de letras. Para leitores disléxicos este é um grande ganho pois a tipografia mais clara e precisa, pode auxiliar no reconhecimento das mesmas. Existem diversas fontes, algumas pagas e outra gratuitas. Entre as últimas, as mais utilizadas são: Lexia readable e Open Dyslexic.




Lexia Readable foi criada originalmente por Keith Bates e é provavelmente a fonte mais utilizada pelo público disléxico, sendo inclusive a fonte de alguns sites internacionais na área de dislexia.







Open Dyslexic foi desenvolvida por Abelardo Gonzalez em 2011 e sua principal característica é aumento da base inferior das letras, de maneira que o reconhecimento das letras se torna mais evidente.







Em 2013, Rello e Yates realizaram uma pesquisa com disléxicos relacionando o movimento ocular com a fluência em leitura. Dentre as conclusões deles, vale citar que a leitura foi pior quando as letras possuiam serifa e ou estavam em itálico. As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. A pesquisa é bastante interessante, por isso disponibilizamos ela em anexo no final do texto.

Outras fontes já disponíveis na maior parte dos computadores os autores apontam as que apresentaram melhores desempenhos: Helvetica, Courie, Arial e Aerdana, e Computer Modern Unicode

Quer saber mais? Escreva para cucaresponde@acasacuca.com

0 visualização
ABOUT

contato@acasacuca.com

(11) 3569-4028

Rua Purpurina, 155 cj 47

SOCIAL
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2023 by DATO. Proudly created with Wix.com