Buscar
  • Casa Cuca Ferramentas Ensino

LIÇÃO DE CASA: QUESTIONAMENTOS DE ALFIE KOHN

Todos os dias a escola inova em algum aspecto: temáticas, inclusão de atividades digitais, livros didáticos, grade curricular, mas há uma atividade que muitos pais sempre esperam: a lição de casa.O velho ditado de que a prática faz a perfeição parece fazer sentido quando se trata de trabalhos escolares.

O autor Alfie Kohn, em seu livro “O mito da lição de casa” trás uma outra perspectiva sobre o tema apontando que nenhum estudo jamais encontrou correlação entre a lição de casa e desempenho acadêmico no ensino fundamental. Segundo o autor há pouca razão para acreditar que a lição de casa é necessária para o desempenho escolar podendo, na verdade, até diminuir o interesse na aprendizagem se houver muito embate em relação a atividade.

Segundo o autor, um dos maiores motivos para as escolas se manterem enviando grandes quantidades de lições de casa é a pressão colocada pelas notas nos testes nacionais e internacionais como o PISA (Programa internacional de Avaliação dos Alunos). Segundo ele, quando é essa a motivação não se trata de melhorar a aprendizagem mas sim de ganhar uma melhor colocação nessas provas.

Kohn sugere aos pais se perguntarem duas questões fundamentais sobre a lição de casa de seus filhos:

1)Essa lição de casa motiva meu filho a estar mais próximo e interessado pela matéria em questão? 2)Essa tarefa ajudará meu filho a se aprofundar em questões que importam para a formação dele? Independente da temática em questão, sempre vale a pena tirar um momento para se questionar se estamos fazendo as perguntas certas sobre a educação dos nossos filhos. A boa notícia é que nunca é tarde para começar.

The homework myth: Why our kids get too much of a bad thing. Da Capo Press. Kohn, A. (2007).

0 visualização
ABOUT

contato@acasacuca.com

(11) 3569-4028

Rua Purpurina, 155 cj 47

SOCIAL
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2023 by DATO. Proudly created with Wix.com