Com o início das férias os pais começam a se questionar sobre como manter a aprendizagem de seus filhos viva ao longo desse período. É comum que após as férias as crianças voltem às aulas “ desaquecidas” e é perceptível nesse período que o desempenho de muitas é mais lento depois de dois meses sem aulas.
O que diferencia as crianças que estão prontas para o aprendizado das que demoram um pouco mais para ligar os motores? A resposta é simples: é o que o seu filho fez para manter o aprendizado vivo nas férias !
As férias são uma oportunidade excelente para aplicar nas situações da vida real toda a aprendizagem que ocorreu na escola. Viajando ou ficando em casa, é sempre possível estimular seu filho a entender e compreender mais coisas sobre si e sobre o mundo.
Olhar e desenhar as flores de uma praça, por exemplo, desenvolve habilidades de memorização, transferência de informação, precisão motora, etc. Observar as diferentes plantas de um jardim e entender como elas podem se relacionar é um excelente exercício de lógica.
Um diário de férias não só promove habilidades de escrita, mas chama a atenção para uma série de disciplinas do currículo. Mapas e panfletos explicativos podem ser adicionados para fazer referências a passeios, assim como desenhos e pinturas! Outra atividade fundamental para praticar nas férias é a leitura. É um momento incrível para pôr em dia os livros que deseja ler. Boas bibliotecas, muitas vezes têm outras coisas além de livros, revistas e CDs; por vezes leituras compartilhadas de histórias acontecem nesses locais e proporcionam um ambiente diferente para a aprendizagem. Se deseja praticar a leitura e pronúncia de seu filho no inglês, o Reading Assistant é uma ótima alternativa!
Você já fez um plano para seu filho nessas férias?
Comments