ABOUT
SOCIAL
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

contato@acasacuca.com

(11) 3569-4028

Rua Purpurina, 155 cj 47

© 2023 by DATO. Proudly created with Wix.com

Buscar
  • Casa Cuca Ferramentas Ensino

PROGRAMAÇÃO: APRENDA COM DIVERSÃO!

Ser capaz de fazer uso da Internet e de operar computadores são habilidades absolutamente necessárias para o sucesso escolar dos alunos, bem como para as suas perspectivas futuras de trabalho. Há ainda outra habilidade que pode ser extremamente valiosa: o aprendizado da linguagem de programação.

Introduzir alunos à linguagem de programação ajuda a desmistificar o que acontece dentro de computadores e como eles se comunicam online. O conhecimento de programação, mesmo em um nível muito básico, faz com que a tecnologia pareça menos mágica e mais gerenciável. Programação também ensina outras habilidades importantes, incluindo matemática e lógica. Muitos alunos não têm acesso a cursos de informática até a faculdade, e isso é uma oportunidade perdida para apresentar aos alunos mais jovens a programação. Existem muitas ferramentas que fornecem uma excelente introdução à informática para estudantes do ensino fundamental e médio, mas aqui vai a nossa favorita.

O Scratch é um aplicativo desenvolvido pela equipe Lifelong Kindergarten (Vida longa ao Jardim de infância!) do MIT Media Lab, coordenada por Mitchel Resnick.e de destina a introduzir conceitos de programação a crianças a partir de 8 anos. O programa trás uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interativas, animações, simulações, jogos e músicas, assim como possibilita compartilhamento das criações na internet. O aplicativo Scratch superou o desafio de desenvolver um tema extremamente técnico de forma divertida. Como? Substituindo as linhas de códigos ou comandos ininteligíveis por comando que aparecem em caixas cujos encaixes indicam o tipo de construção a ser feita.

Muito interessante também é a comunidade Scratch, que além de fornecerem ajuda à solicitações com seu próprio projeto, mantém os projetos de outros usuários disponíveis para visualização e cópia. Sim! É possível aos usuários que deem uma “espiada” na programação por trás de um projeto Scratch e a utilize em seu próprio projeto.

Acesse o site, cadastre-se e divirta-se!

http://scratch.mit.edu/

1 visualização