Um novo estudo sugere que crianças podem se desempenhar melhor em testes de matemática e ortografia se a atividade física for incorporada em atividades de sala de aula!
Pesquisadores holandeses descobriram que alunos de terceira e quarta série que se empenhavam em tarefas escolares que envolviam atividades físicas se saíram melhor em testes de matemática e ortografia, em comparação com os seus pares que aprenderam a maneira tradicional.
Especialistas não envolvidos com o estudo acharam os resultados “encorajadores”, mas também alertam para o fato de que é muito cedo para concluir que os exercícios devam fazer parte da sala de aula em todos os lugares.
“A mensagem para levar para casa é que as aulas que demandam esforço físico podem ser uma nova maneira de aumentar a atividade física e melhorar o desempenho acadêmico ao mesmo tempo”, disse Benjamin Neelon, que co-escreveu um editorial publicado com o estudo.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 24 salas em 12 escolas primárias na Holanda. Os professores em metade das classes se ateve a aulas tradicionais, enquanto o resto passou a incorporar o exercício em algumas aulas de matemática, ortografia e leitura.
Por exemplo, em vez de apenas dizer “2 vezes 4 é igual a 8,” as crianças eram solicitadas a pular no lugar oito vezes. Em outra atividade eles deveriam pular para cada letra de uma palavra que soletrava, explicou o pesquisador Marijke Mullender-Wijnsma, do Centro Médico da Universidade de Groningen, na Holanda.
As crianças tinham de 20 a 30 minutos dessas aulas três vezes por semana. Depois de dois anos de estudo, as crianças nas salas de aula experimentais pontuaram mais em testes de matemática e ortografia – o equivalente a cerca de quatro meses de aprendizado extra, disse Mullender-Wijnsma. Para as notas de leitura, não se observaram benefício.
Os resultados do estudo foram publicados em 24 de fevereiro de 2016 na revista Pediatrics.
Por que saltar para dar resultados de matemática e ortografia ajuda crianças? Não está claro, de acordo com Mullender-Wijnsma, mas uma possibilidade é que “as informações obtidas pelo corpo” podem ajudar as crianças com tarefas mentais. O autor também levanta a hipótese de que o exercício aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, e isso pode ajudar as crianças a memorizar melhor a tarefa dada.
Traduzido e adaptado de http://www.cbsnews.com/news/exercise-schoolwork-better-test-scores/
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