Buscar
  • Casa Cuca Ferramentas Ensino

VANTAGENS DO BILINGUISMO

Ellen Bialystok é uma neurocientista cognitiva que estuda bilinguismo há aproximadamente 40 anos. Ela é pesquisadora e professora da Universidade York, em Toronto. Em entrevista ao New York Times, ela falou sobre diversas vantagens do bilinguismo.


Uma delas é que as crianças bilíngues processam a linguagem de forma diferente, pois conseguem focar atenção no que é importante, ignorando outros estímulos.


Bialystok observou que crianças bilíngues treinam mais o sistema executivo do cérebro. O sistema executivo é responsável, por exemplo, pela execução de tarefas simultâneas. Ele também é responsável pelo processamento de outras tarefas cotidianas como dirigir.

Assim, crianças bilíngues treinam, com frequência, a função de prestar atenção apenas no que é relevante, já que têm duas línguas em constante competição e devem selecionar uma a cada momento. Ou seja, o bilinguismo é um exercício para o cérebro.

(http://www.andrewlipson.com/escher/relativity.html)


Outra descoberta impressionante é que pessoas bilíngues, durante o envelhecimento, mantêm o funcionamento cognitivo melhor.


Igualmente, as pesquisas demonstraram que o bilinguismo pode retardar sintomas do Alzheimer. Ou seja, os estudos conduzidos por Bialystok demonstraram que, entre 400 pacientes de Alzheimer, os que eram bilíngues podiam lidar melhor com a doença.


Em adição, segundo Bialystok, os avanços na tecnologia de neuroimagem atualmente permitem observar que bilíngues ativam diferentes conexões no cérebro para resolução de problemas.

0 visualização
ABOUT

contato@acasacuca.com

(11) 3569-4028

Rua Purpurina, 155 cj 47

SOCIAL
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2023 by DATO. Proudly created with Wix.com