Casa Cuca Ferramentas Ensino
VOCÊ SABE O QUE É FLUÊNCIA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A LEITURA?

Ser fluente significa saber desempenhar bem e com agilidade uma atividade. Significa que não somente ocorreu a aprendizagem dessa atividade, mas que existe um domínio sobre a mesma. Quando dizemos “aquela pessoa domina bem o que faz” frequentemente queremos dizer que ela é fluente, pois é capaz de fazer o que sabe corretamente e com o ritmo necessário. Quando dizemos que a criança é fluente em leitura é porque essa criança lê bem e sem fragmentar (ou pausar) as palavras e frases com frequência, obedece às regras de pontuação e faz um bom uso do recurso de entonação, que também é uma característica importante ao considerarmos bons leitores. E por que é importante o estabelecimento de fluência na leitura? Adquirir fluência é importante para qualquer atividade, sendo um indicador de um aprendizado eficiente. Crianças que ainda não adquiriram fluência – não importa quão corretamente elas podem ler – continuarão lendo vagarosamente e dispensando grandes esforços para tanto. Se esses esforços permanecem, o efeito de desencorajamento do ato de ler e uso de estratégias ineficazes podem ser amplamente utilizadas pelas crianças. Tais crianças, por exemplo, podem fazer uso da inferência de palavras pelo seu contexto, sem decodificá-la completamente e rapidamente, o que pode resultar em erros na compreensão do que foi lido. Tanto em casa como na escola, pais e professores devem estar prontos para ajudar a desenvolver a fluência na leitura da criança. Isso é feito através do aumento de oportunidades de leitura e de incentivos abundantes. Boas opções são ler junto com a criança no ritmo desejado (iniciando de um ritmo mais vagaroso para que a criança consiga acompanhar), dar oportunidade para que a criança avalie a melhora de sua leitura, por exemplo, fazendo gravações de áudio, e sempre iniciar por textos menos complexos. O uso de textos em graus de dificuldade acima do que a criança pode desempenhar bem pode fazer com que a criança seja desmotivada a continuar. É essencial que o professor e os pais se preocupem em tornar o treino dessa habilidade divertido para a criança. Qualquer atividade que torna-se prazerosa para a criança é provável de ser repetida, e, inclusive, possibilita que a criança queira iniciar essa atividade sem que sejam necessários incentivos de outras pessoas. Dessa forma – 1) treinar sempre que possível permitindo que a criança avalie o seu progresso; 2) iniciar com leituras com níveis de dificuldade adequados para a criança; e 3) criar um contexto para que a atividade seja prazerosa para ela – são três dicas básicas e essenciais para que a criança torne-se fluente na leitura. Quer saber mais? Tem alguma dúvida sobre seu filho? Escreva para nós contato@acasacuca.com
Referências:
Vargas, J. S. (2013). Behavior analysis for effective teaching.National reading Panel (2000). Teaching redaing to read: an evidence-based assessment of the scientific research literature on reading and its implications for reading instruction. Reports of the subgroups. Washington, D.C.: U.S. Government Printing Office.