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Fast ForWord

O PROGRAMA

Os programas Fast ForWord são baseados em mais de 30 anos de investigação científica sobre como o cérebro aprende.

O programa  Fast ForWord foi desenvolvido a partir do trabalho dos cientistas Dr. Michael Merzenich e Dr. Bill Jenkins, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, e de Dra. Paula Tallal e Steven Miller na Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei. Clique aqui para saber mais sobre eles.

Neuroplasticidade


Muitos neurocientistas têm descrito a plasticidade do cérebro como a maior descoberta da medicina moderna. A neuroplasticidade refere-se à capacidade da rede do cérebro, como um todo, para mudança.

Anteriormente acreditava-se que os caminhos e circuitos em nossos cérebros são geneticamente pré-determinados. No entanto, é agora bem conhecido que o cérebro tem a capacidade de modificar, não apenas a partir do nascimento, mas também durante toda a vida adulta. Quando novas informações – como a linguagem e as observações do ambiente – são continuamente experimentadas, os novos neurônios e os caminhos são formados permitindo memória dessa nova informação. Apesar de mais presentes durante a infância, esse processo é observado durante toda a vida adulta.


Neuroplasticidade também tem sido amplamente reconhecida em pessoas com lesões cerebrais. Em resposta a uma atividade repetitiva, o cérebro é capaz de compensar os danos a uma área, reconhecendo e formação de novas conexões entre os neurônios intactos em uma área não-danificada. Por exemplo, uma paralisia parcial pode ser superada por conta da neuroplasticidade. Há casos em que após uma atividade contínua e repetitiva de um membro imobilizado o indivíduo tem ao longo do tempo chance de criar novas ligações e a memória de movimento.

Não é só na infância e em resposta ao dano do cérebro que os efeitos da neuroplasticidade pode ser observada. Extensa pesquisa científica tem demonstrado que os neurônios estão constantemente se conectando e formando caminhos, em resposta à aprendizagem. Por exemplo, demonstrou-se que músicos que possuíam regiões do cérebro ligadas à prática de instrumentos musicais mais ativadas que não músicos. Ou por exemplo pessoas que aprendem novos idiomas, onde a prática constante e repetitiva dos elementos subjacentes da fala podem levar à formação de novas ligações neuronais, permitindo assim que vias eficientes para utilização da linguagem.

Em relato sobre a plasticidade neuronal e o programa Fast ForWord pode ser lido no capítulo 3 do livro de Norman Doidge, o cérebro que se Transforma. Clique aqui para ter acesso ao capítulo do livro e outros vídeos sobre plasticidade.

Pesquisa


Pesquisas realizadas no desenvolvimento do Fast ForWord indicaram que os principais atributos cognitivos que definem a capacidade do aluno para compreender instruções em sala de aula podem ser melhorados por meio de uma intervenção intensiva nas áreas de memória, atenção, processamento e sequenciamento.

Os cientistas descobriram que, usando a tecnologia de voz acusticamente modificada, os alunos podem aprimorar habilidades de linguagem, tais como consciência fonológica, consciência fonêmica, fluência, vocabulário, compreensão, decodificação, sintaxe, gramática e outras habilidades que antes eram inacessíveis a eles.

Quer ter acesso à essas pesquisas? Escreva para nós em contato@acasacuca.com

 

Assista alguns links que explicam melhor o Fast ForWord:

 

Vídeo que mostra o Fast ForWord.
 

 

 

 

 


Vídeo que apresenta a Ciência por trás do Fast ForWord.

Download do Capítulo 3 do livro ” O Cérebro que se Transforma” do autor Norman Doidge para que possa ver publicamente o que já foi escrito sobre o programa Fast ForWord: Download

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PARA QUEM

O Fast ForWord é um programa de treinamento cognitivo, desenvolvido pela Scientific Learning que tem como objetivo Trabalhar memória, atenção, processamento e sequenciamento auditivo.

Crianças e adultos podem se beneficiar do programa Fast ForWord pois os exercícios aprimoram a capacidade de aprendizado em qualquer idade. O programa é ideal para:

  • Estudantes que desejam atingir seu potencial !

  • Estudantes com dificuldades de leitura

  • Aprendizado de inglês 

  • Trabalho complementar à diagnósticos de Dislexia, Deficit de processamento auditivo, problemas de atenção e autismo.

Você gostaria de saber mais sobre como o programa poderia beneficiar você? Escreva para nós em contato@acasacuca.com e participe de uma palestra com um de nossos especialistas!

PERGUNTAS FREQUENTES

Como eu posso explicar o programa para o meu filho?

O programa Fast ForWord irá ajudá-lo a alcançar melhores resultados na escola, melhorando a sua: – Velocidade de pensamento – Habilidade de processar sons – Memória – Concentração – Capacidade de leitura Analogias: Você pode se comunicar efetivamente com o seu filho usando uma analogia apropriada para a idade e relevante aos interesses do seu filho. Exemplo: “O programa Fast ForWord como uma “ginástica cerebral”. O programa Fast ForWord exercita o cérebro da mesma maneira que você exercita o seu corpo. Quanto mais você exercitar, mais rápido e mais forte o seu cérebro vai funcionar! É por isso que é importante você se exercitar todos os dias “.

Quando posso esperar melhoras?

Para alguns alunos, as alterações podem ser vistas desde cedo, em 4 ou 5 semanas. Outras melhoras podem ser evidentes imediatamente após o aluno ter terminado os dois módulos do Programa. Em alguns casos, as alterações (resultados acadêmicos) pode levar mais tempo para emergir. É importante notar que todos progridem em taxas diferentes, devido às dificuldades de aprendizagem diagnosticados ou não diagnosticadas.

  Os ganhos são mantidos após a conclusão dos módulos? Fast ForWord é projetado para construir novas vias neurais e fortalecer as vias existentes. Uma vez que estas vias foram construídas eles não podem ser apagadas. Os ganhos obtidos durante e a partir do programa serão mantidos após o programa ter sido concluído.

Por que é importante concluir o protocolo? Para receber o benefício integral do Fast ForWord, é muito importante aderir ao protocolo prescrito por dia, cinco dias por semana. Deixar de cumprir com o protocolo recomendado reduz a quantidade de repetições que o aluno é exposto, afetando o resultado geral do programa. O valor do programa e sua validade científica é baseada em uma adesão consistente com o protocolo. Para iniciar o programa Fast ForWord você deve concordar em cumprir o protocolo selecionado.

 

Por que os sons são distorcidos?

Você vai perceber quando o aluno trabalha em um módulo Fast ForWord que os sons de alguns dos níveis iniciais são acusticamente modificados – o som parece distorcido e alongado. Isso acelera à medida que o aluno aumenta sua precisão nos exercícios. Nos níveis mais avançados, o programa trabalha na velocidade da fala natural. Esta tecnologia patenteada ajuda os alunos a reconhecerem sons em sílabas isoladas e, em seguida, em grupos de sons, palavras e frases, permitindo assim que o cérebro tenha o tempo necessário para processar os sons e discriminar entre eles.

Existem atalhos de teclados?

A maioria dos exercícios possuem atalhos de teclado usando a barra de espaço e setas. As setas para cima e para baixo pode ser usadas, e em outros exercícios, as teclas de seta da esquerda e da direita.

Quando e como faço para passar para o próximo módulo?

Após a conclusão de um módulo (por exemplo, Language v2), você receberá um e-mail avisando que é hora de mudar para o próximo módulo. Vamos trocar os módulos do programa online e você vai ver o próximo módulo (por exemplo, Language to Reading) da próxima vez que entrar para fazer os exercícios. Os detalhes do usuário permanecerão os mesmos para cada módulo.

Que tipo de apoio posso esperar? 

Nós recebemos os dados do aluno através do nosso sistema sofisticado Progress Tracker e observamos o progresso dos alunos diariamente. Dessa maneira estamos sempre alertas se o suporte extra for necessário. Nós, então, entramos em contato com dicas e sugestões.

Quando posso esperar relatórios? 

Os relatórios do Progress Tracker são semanais, mensais e de conclusão. A Casa Cuca envia relatórios de avaliação de desempenho individualizados ao final de cada módulo.

Preciso sentar com meu filho a cada sessão?

Como cada criança é diferente, você será capaz de ter essa medida assim que ele começar o programa. É recomendável que você se sente com seu filho pelo menos na semana inicial. Isto será especialmente importante quando se o seu filho precisar de ajuda em um determinado exercício. A equipe da Casa Cuca está sempre preparada e disposta a orientar e intervir.

O que acontece se eu sair de férias ou ficar doente?

Como o programa está on-line você pode continuar a trabalhar com o módulo de onde quer que esteja e tenha uma conexão de internet disponível. Infelizmente a sua licença no programa não pode ser interrompida no meio do mês, apenas no princípio do mês seguinte. A licença poderá ser suspensa de acordo com casos a serem discutidos individualmente.

Há mais módulos que o aluno pode cursar após a conclusão do programa?

Uma vez que os programas Fast ForWord e ambos módulos estão completos, o aluno pode passar para os módulos Reading Series e Reading Assistant.

Como posso ouvir o programa, caso precise ajudar meu filho?

Para que você possa ouvir com o aluno, um adaptador “Y” deve ser usado. Isso permite que você conecte 2 conjuntos de fones de ouvido em uma saída de som. Você pode então explicar o conceito dos exercícios e oferecer apoio e encorajamento, enquanto eles estão participando. Para receber o benefício integral do programa Fast ForWord, a qualidade dos fones de ouvido fazem a diferença. Devem ser estéreos, de tamanho adequado que cubra completamente a orelha. IMPORTANTE: Não use fones de ouvido com cancelamento de ruído. O ideal é usar fones estéreo, digital (cada orelha está recebendo um sinal diferente).

O que acontece se o meu filho ficar desmotivado?

Crianças costumam dizer que estão entediados quando uma tarefa é muito difícil, ou muito longa. O feedback positivo é importante, lembrá-los que eles estão fazendo um grande trabalho e não devem desistir. Implementar um sistema de recompensas pode ser útil para muitas crianças. Escolha algo que seja relevante e importante para o aluno para que ele tenha outros incentivos para ajuda-lo a terminar o programa. A equipe da Casa Cuca também está preparada e disposta a orientar e intervir.

Como posso ajudar meu filho a concluir o programa?

Para ajudar o aluno a concluir com sucesso o programa certifique-se que o aluno pode trabalhar em um ambiente calmo, livre de distrações. Os alunos devem: – Estar prontos para se concentrar – Clicar apenas quando estiver pronto para ouvir – Ouvir com atenção – cada exercício só é apresentado uma vez – Pensar e repetir a pergunta antes de responder – Precisão é mais importante. A velocidade é útil uma vez que a precisão é alta. Velocidade + baixa acurácia = progressão lenta no programa Dica: Sugerimos que as crianças trabalhem em seu exercício favorito em primeiro lugar, o maior desafio seguinte e, em seguida, completar o restante.

Existe uma versão do programa em português?

Não existe uma versão em Português, no entanto, devido a natureza dos jogos (exercícios baseados em trabalho com sons e tarefas de matching), ele depende muito pouco da língua inglesa. Dependendo da idade do participante e da habilidade básica na língua inglesa ele poderá fazer o programa com tranquilidade. Nos EUA, o programa é utilizado inclusive para ensinar inglês a pessoas que não tem nenhuma base no idioma.

Quantos módulos tem o programa Fast ForWord?

O Programa tem dois módulos, sendo que o segundo só poderá ser feito após o término do primeiro. O Fast ForWord também conta com os Reading Series

Qual a idade mínima? Existe idade máxima?

A idade indicada para início do programa é de 5 e 6 anos, no entanto, apenas iniciamos os alunos dependendo da adaptação deles aos exercícios de demonstração e habilidade com mouse e teclado.

Quanto tempo dura o programa?

No protocolo de 30 minutos, estima-se de 16 a 20 semanas para terminar ambos módulos. Porém quanto maior o protocolo, mais rápido será possível terminar os módulos. No protocolo de 50 minutos, por exemplo, estima-se de 8 a 16 semanas para completar a mesma tarefa.

Podemos usar o programa em um Ipad?

Sim, Fast ForWord pode ser realizado em iPad’s!

É possível alterar o protocolo diário? Sim. Você pode escolher entre 30, 40, 50 ou 90 minutos para o protocolo diário. Quanto maior o protocolo, mais rápido o aluno poderá terminar o Programa.

 

O PROGRAMA

O Reading Assistant é o único programa online que conta com uma tecnologia de ponta para melhorar sua aprendizagem de Inglês. Possui tecnologia de reconhecimento de voz e ouve o que você lê, corrigindo sua leitura, quando necessário, e oferecendo um modelo oral para a correção. Nenhum outro e-book oferece tanto suporte.

Além do treino de pronúncia, Reading Assistant trabalha expansão de vocabulário e desenvolvimento de estratégias de compreensão de texto. Com o Reading Assistant, o aluno acelera o aprendizado de inglês e adquire prática de leitura, de forma definitiva!

O programa Reading Assistant oferece:

Ajuda quando os estudantes precisam : A tecnologia patenteada fornece em tempo real feedback corretivo via reconhecimento de voz, permitindo que aos alunos auto correção de sua leitura.

Economia de tempo para os professores: as palavras corretas lidas por minuto (WCPM) são contabilizadas automaticamente e o professor tem acesso imediato a dados de compreensão de vocabulário e relatórios de desempenho dos alunos!

Aumento da participação do aluno: seleções de Leitura para uma variedade de interesses e níveis de leitura, além de cheques de compreensão frequentes, manter os alunos motivados e focados na leitura de sentido

Acesso em qualquer lugar: O programa Reading Assistant está em uma plataforma online o que torna o software de fácil implementação em escolas ou em casa.

Assista alguns links que explicam melhor o Reading Assistant:

Vídeo que apresenta o Reading Assistant.

COMO FUNCIONA?

Com um fone de ouvido e microfone, o aluno pode ler em voz alta e acompanhar sua própria leitura, corrigindo erros e facilitando melhora na fluência da língua inglesa. O Reading Assistantpossibilita uma escuta imparcial de sua leitura. Relatórios são gerados para você e para o instrutor acompanharem o progresso.

Após uma avaliação inicial, o aluno recebe uma lista personalizada de bibliotecas de ficção e de não ficção, variadas em temas e gêneros.

O programa segue três passos de leitura.

 
Preview & Read on my own – O aluno escuta e acompanha a leitura do texto, além de responder perguntas que o preparam para compreensão.
 
Read and Record – O aluno realiza a leitura e gravação do texto, contando com intervenções do software em palavras difíceis ou falta de fluência.
 
Take the Quiz – O aluno responde questões relacionadas ao texto para garantir o sucesso da compreensão e recepção.

 
 

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem deve usar o Reading Assistant?

 

O Reading Assistant foi projetado para ser usado por leitores iniciantes, estudantes de inglês, e leitores que desejem atingir maior fluência em sua leitura!

 

Como o Reading Assistant promove aumento de vocabulário?

 

O aumento a exposição das palavras impressas tem uma relação direta com o desenvolvimento do reconhecimento de vocabulário dos alunos, porque o texto escrito apresenta mais palavras do que os leitores podem aprender através da linguagem oral.

 

Como o Reading Assistant promove aumento da fluência na leitura?

 

Fluência na leitura é a capacidade de decodificar palavras rapidamente e com precisão; reconhecer palavras de maneira automática e; ler em voz alta o texto com prosódia.

 

Em vez de ler palavra por palavra, os leitores fluentes centram sua atenção sobre o significado e mensagem do texto. Reading Assistant constrói fluência, fornecendo as seguintes estratégias:

 

Modelos: Cada seleção contém um modelo de áudio fluente.

Apoio Pronúncia: O programa intervém com pronúncia se o aluno precisar.

Prática Oral: Os alunos leem em voz alta cada passagem, no mínimo, duas vezes.

Comentário: O programa destaca palavras que o aluno poderia praticar durante cada leitura oral.

Feedback: O programa fornece o dado de palavras corretas lidas por minuto (WCPM) que é a medida padrão de fluência de leitura.

 

Como o Reading Assistant promove Compreensão de leitura?

 

Vários recursos no Reading Assistant apoiam o desenvolvimento da compreensão de leitura:

 

Think About it . São questões apresentadas aos alunos no primeiro passo e dão suporte para maior compreensão dos alunos e apreciação da leitura. Essas questões dirigem a atenção dos alunos para o significado, mensagem e vocabulário no decorrer da leitura.

Quiz. Questões depois de cada leitura são apresentadas ao aluno com o intuito de avaliar a compreensão de diferentes aspectos da leitura como: inferências; sequência de fatos; eventos da história; tema; traços de caráter; linguagem figurativa; informações relevantes; comparar e contrastar; ponto de vista do autor; fato e opinião; diagramas, tabelas, gráficos; causa e efeito; e idéia principal. As perguntas do quiz também avaliam quatro níveis de conhecimento: literal, inferencial, avaliativa, e analítica.

 

O Reading Assistant é baseado em pesquisas?

 

Sim. De acordo com o relatório do Painel Nacional de Leitura, “as práticas de sala de aula que incentivam leitura oral repetidas com feedback e orientação leva a melhorias significativas na experiência de leitura tanto para os bons leitores, quanto para aqueles que estão passando por dificuldades.” Com Reading Assistant, o computador torna-se o ouvinte de apoio que garante que todos os alunos possam praticar regularmente leitura oral e receber feedback imediato.

 

O Reading Assistant é validado por pesquisas?

 

Sim. O impacto do Reading Assistant no crescimento fluência foi avaliado com os alunos da 2 a 5 série. Metade das salas de aula em duas escolas usaram o software em sessões de trinta minutos, uma ou duas vezes por semana durante 17 semanas. Em todas as quatro séries, os ganhos de fluência foram significativamente maiores para os alunos que usaram o software do que para aqueles que não o fizeram, com média de 43% (ES = 0,91) maior do que as expectativas normativas mais notas.

 

 

Quais gêneros literários são abordados em Reading Assistant?

 

Ficção realista; Ficção histórica; Ficção científica; Poesia; Mitos ou lendas; Textos expositivos; Biografia; Peça Teatral; Discurso; Piadas; Narrativas; Jornal; Testemunha ocular