top of page

Qual solução você quer utilizar??

Fast ForWord
Reading Assistant

Fast ForWord

O PROGRAMA

Os programas Fast ForWord são baseados em mais de 30 anos de investigação científica sobre como o cérebro aprende.

​

O programa  Fast ForWord foi desenvolvido a partir do trabalho dos cientistas Dr. Michael Merzenich e Dr. Bill Jenkins, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, e de Dra. Paula Tallal e Steven Miller na Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei. Clique aqui para saber mais sobre eles.

​

Neuroplasticidade


Muitos neurocientistas têm descrito a plasticidade do cérebro como a maior descoberta da medicina moderna. A neuroplasticidade refere-se à capacidade da rede do cérebro, como um todo, para mudança.

Anteriormente acreditava-se que os caminhos e circuitos em nossos cérebros são geneticamente pré-determinados. No entanto, é agora bem conhecido que o cérebro tem a capacidade de modificar, não apenas a partir do nascimento, mas também durante toda a vida adulta. Quando novas informações – como a linguagem e as observações do ambiente – são continuamente experimentadas, os novos neurônios e os caminhos são formados permitindo memória dessa nova informação. Apesar de mais presentes durante a infância, esse processo é observado durante toda a vida adulta.


Neuroplasticidade também tem sido amplamente reconhecida em pessoas com lesões cerebrais. Em resposta a uma atividade repetitiva, o cérebro é capaz de compensar os danos a uma área, reconhecendo e formação de novas conexões entre os neurônios intactos em uma área não-danificada. Por exemplo, uma paralisia parcial pode ser superada por conta da neuroplasticidade. Há casos em que após uma atividade contínua e repetitiva de um membro imobilizado o indivíduo tem ao longo do tempo chance de criar novas ligações e a memória de movimento.

​

Não é só na infância e em resposta ao dano do cérebro que os efeitos da neuroplasticidade pode ser observada. Extensa pesquisa científica tem demonstrado que os neurônios estão constantemente se conectando e formando caminhos, em resposta à aprendizagem. Por exemplo, demonstrou-se que músicos que possuíam regiões do cérebro ligadas à prática de instrumentos musicais mais ativadas que não músicos. Ou por exemplo pessoas que aprendem novos idiomas, onde a prática constante e repetitiva dos elementos subjacentes da fala podem levar à formação de novas ligações neuronais, permitindo assim que vias eficientes para utilização da linguagem.

​

Em relato sobre a plasticidade neuronal e o programa Fast ForWord pode ser lido no capítulo 3 do livro de Norman Doidge, o cérebro que se Transforma. Clique aqui para ter acesso ao capítulo do livro e outros vídeos sobre plasticidade.

​

Pesquisa


Pesquisas realizadas no desenvolvimento do Fast ForWord indicaram que os principais atributos cognitivos que definem a capacidade do aluno para compreender instruções em sala de aula podem ser melhorados por meio de uma intervenção intensiva nas áreas de memória, atenção, processamento e sequenciamento.

​

Os cientistas descobriram que, usando a tecnologia de voz acusticamente modificada, os alunos podem aprimorar habilidades de linguagem, tais como consciência fonológica, consciência fonêmica, fluência, vocabulário, compreensão, decodificação, sintaxe, gramática e outras habilidades que antes eram inacessíveis a eles.

​

Quer ter acesso à essas pesquisas? Escreva para nós em contato@acasacuca.com

 

Assista alguns links que explicam melhor o Fast ForWord:

 

Vídeo que mostra o Fast ForWord.
 

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 


Vídeo que apresenta a Ciência por trás do Fast ForWord.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Download do Capítulo 3 do livro ” O Cérebro que se Transforma” do autor Norman Doidge para que possa ver publicamente o que já foi escrito sobre o programa Fast ForWord: Download

Surgiu alguma dúvida?

Entre em contato e agendaremos uma reunião

Ligue para a Casa Cuca no (11) 3569-4028 ou preencha os dados abaixo e nós entraremos em contato:

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

PARA QUEM

O Fast ForWord é um programa de treinamento cognitivo, desenvolvido pela Scientific Learning que tem como objetivo Trabalhar memória, atenção, processamento e sequenciamento auditivo.

Crianças e adultos podem se beneficiar do programa Fast ForWord pois os exercícios aprimoram a capacidade de aprendizado em qualquer idade. O programa é ideal para:

  • Estudantes que desejam atingir seu potencial !

  • Estudantes com dificuldades de leitura

  • Aprendizado de inglês 

  • Trabalho complementar à diagnósticos de Dislexia, Deficit de processamento auditivo, problemas de atenção e autismo.

Você gostaria de saber mais sobre como o programa poderia beneficiar você? Escreva para nós em contato@acasacuca.com e participe de uma palestra com um de nossos especialistas!

PERGUNTAS FREQUENTES

Como eu posso explicar o programa para o meu filho?

O programa Fast ForWord irá ajudá-lo a alcançar melhores resultados na escola, melhorando a sua: – Velocidade de pensamento – Habilidade de processar sons – Memória – Concentração – Capacidade de leitura Analogias: Você pode se comunicar efetivamente com o seu filho usando uma analogia apropriada para a idade e relevante aos interesses do seu filho. Exemplo: “O programa Fast ForWord como uma “ginástica cerebral”. O programa Fast ForWord exercita o cérebro da mesma maneira que você exercita o seu corpo. Quanto mais você exercitar, mais rápido e mais forte o seu cérebro vai funcionar! É por isso que é importante você se exercitar todos os dias “.

​

Quando posso esperar melhoras?

Para alguns alunos, as alterações podem ser vistas desde cedo, em 4 ou 5 semanas. Outras melhoras podem ser evidentes imediatamente após o aluno ter terminado os dois módulos do Programa. Em alguns casos, as alterações (resultados acadêmicos) pode levar mais tempo para emergir. É importante notar que todos progridem em taxas diferentes, devido às dificuldades de aprendizagem diagnosticados ou não diagnosticadas.

  Os ganhos são mantidos após a conclusão dos módulos? Fast ForWord é projetado para construir novas vias neurais e fortalecer as vias existentes. Uma vez que estas vias foram construídas eles não podem ser apagadas. Os ganhos obtidos durante e a partir do programa serão mantidos após o programa ter sido concluído.

Por que é importante concluir o protocolo? Para receber o benefício integral do Fast ForWord, é muito importante aderir ao protocolo prescrito por dia, cinco dias por semana. Deixar de cumprir com o protocolo recomendado reduz a quantidade de repetições que o aluno é exposto, afetando o resultado geral do programa. O valor do programa e sua validade científica é baseada em uma adesão consistente com o protocolo. Para iniciar o programa Fast ForWord você deve concordar em cumprir o protocolo selecionado.

 

Por que os sons são distorcidos?

Você vai perceber quando o aluno trabalha em um módulo Fast ForWord que os sons de alguns dos níveis iniciais são acusticamente modificados – o som parece distorcido e alongado. Isso acelera à medida que o aluno aumenta sua precisão nos exercícios. Nos níveis mais avançados, o programa trabalha na velocidade da fala natural. Esta tecnologia patenteada ajuda os alunos a reconhecerem sons em sílabas isoladas e, em seguida, em grupos de sons, palavras e frases, permitindo assim que o cérebro tenha o tempo necessário para processar os sons e discriminar entre eles.

​

Existem atalhos de teclados?

A maioria dos exercícios possuem atalhos de teclado usando a barra de espaço e setas. As setas para cima e para baixo pode ser usadas, e em outros exercícios, as teclas de seta da esquerda e da direita.

​

Quando e como faço para passar para o próximo módulo?

Após a conclusão de um módulo (por exemplo, Language v2), você receberá um e-mail avisando que é hora de mudar para o próximo módulo. Vamos trocar os módulos do programa online e você vai ver o próximo módulo (por exemplo, Language to Reading) da próxima vez que entrar para fazer os exercícios. Os detalhes do usuário permanecerão os mesmos para cada módulo.

​

Que tipo de apoio posso esperar? 

Nós recebemos os dados do aluno através do nosso sistema sofisticado Progress Tracker e observamos o progresso dos alunos diariamente. Dessa maneira estamos sempre alertas se o suporte extra for necessário. Nós, então, entramos em contato com dicas e sugestões.

​

Quando posso esperar relatórios? 

Os relatórios do Progress Tracker são semanais, mensais e de conclusão. A Casa Cuca envia relatórios de avaliação de desempenho individualizados ao final de cada módulo.

​

Preciso sentar com meu filho a cada sessão?

Como cada criança é diferente, você será capaz de ter essa medida assim que ele começar o programa. É recomendável que você se sente com seu filho pelo menos na semana inicial. Isto será especialmente importante quando se o seu filho precisar de ajuda em um determinado exercício. A equipe da Casa Cuca está sempre preparada e disposta a orientar e intervir.

​

O que acontece se eu sair de férias ou ficar doente?

Como o programa está on-line você pode continuar a trabalhar com o módulo de onde quer que esteja e tenha uma conexão de internet disponível. Infelizmente a sua licença no programa não pode ser interrompida no meio do mês, apenas no princípio do mês seguinte. A licença poderá ser suspensa de acordo com casos a serem discutidos individualmente.

​

Há mais módulos que o aluno pode cursar após a conclusão do programa?

Uma vez que os programas Fast ForWord e ambos módulos estão completos, o aluno pode passar para os módulos Reading Series e Reading Assistant.

​

Como posso ouvir o programa, caso precise ajudar meu filho?

Para que você possa ouvir com o aluno, um adaptador “Y” deve ser usado. Isso permite que você conecte 2 conjuntos de fones de ouvido em uma saída de som. Você pode então explicar o conceito dos exercícios e oferecer apoio e encorajamento, enquanto eles estão participando. Para receber o benefício integral do programa Fast ForWord, a qualidade dos fones de ouvido fazem a diferença. Devem ser estéreos, de tamanho adequado que cubra completamente a orelha. IMPORTANTE: Não use fones de ouvido com cancelamento de ruído. O ideal é usar fones estéreo, digital (cada orelha está recebendo um sinal diferente).

​

O que acontece se o meu filho ficar desmotivado?

Crianças costumam dizer que estão entediados quando uma tarefa é muito difícil, ou muito longa. O feedback positivo é importante, lembrá-los que eles estão fazendo um grande trabalho e não devem desistir. Implementar um sistema de recompensas pode ser útil para muitas crianças. Escolha algo que seja relevante e importante para o aluno para que ele tenha outros incentivos para ajuda-lo a terminar o programa. A equipe da Casa Cuca também está preparada e disposta a orientar e intervir.

​

Como posso ajudar meu filho a concluir o programa?

Para ajudar o aluno a concluir com sucesso o programa certifique-se que o aluno pode trabalhar em um ambiente calmo, livre de distrações. Os alunos devem: – Estar prontos para se concentrar – Clicar apenas quando estiver pronto para ouvir – Ouvir com atenção – cada exercício só é apresentado uma vez – Pensar e repetir a pergunta antes de responder – Precisão é mais importante. A velocidade é útil uma vez que a precisão é alta. Velocidade + baixa acurácia = progressão lenta no programa Dica: Sugerimos que as crianças trabalhem em seu exercício favorito em primeiro lugar, o maior desafio seguinte e, em seguida, completar o restante.

​

Existe uma versão do programa em português?

Não existe uma versão em Português, no entanto, devido a natureza dos jogos (exercícios baseados em trabalho com sons e tarefas de matching), ele depende muito pouco da língua inglesa. Dependendo da idade do participante e da habilidade básica na língua inglesa ele poderá fazer o programa com tranquilidade. Nos EUA, o programa é utilizado inclusive para ensinar inglês a pessoas que não tem nenhuma base no idioma.

​

Quantos módulos tem o programa Fast ForWord?

O Programa tem dois módulos, sendo que o segundo só poderá ser feito após o término do primeiro. O Fast ForWord também conta com os Reading Series

​

Qual a idade mínima? Existe idade máxima?

A idade indicada para início do programa é de 5 e 6 anos, no entanto, apenas iniciamos os alunos dependendo da adaptação deles aos exercícios de demonstração e habilidade com mouse e teclado.

​

Quanto tempo dura o programa?

No protocolo de 30 minutos, estima-se de 16 a 20 semanas para terminar ambos módulos. Porém quanto maior o protocolo, mais rápido será possível terminar os módulos. No protocolo de 50 minutos, por exemplo, estima-se de 8 a 16 semanas para completar a mesma tarefa.

​

Podemos usar o programa em um Ipad?

Sim, Fast ForWord pode ser realizado em iPad’s!

É possível alterar o protocolo diário? Sim. Você pode escolher entre 30, 40, 50 ou 90 minutos para o protocolo diário. Quanto maior o protocolo, mais rápido o aluno poderá terminar o Programa.

O pgm FFW
Para Quem FFW
Perguntas Frequentes
bottom of page